O Clube

O PROJETO PATO BASQUETE

Outrora berço de algumas das mais memoráveis equipes de basquete do Paraná, Pato Branco viu o esporte que durante a década de 1990 e o início dos anos 2000 encantava a todos, perder a força, até quase virar apenas uma modalidade praticada nas quadras de esportes das escolas ou, então, reservada a alguns poucos abnegados e entusiastas que jamais deixaram a bola parar de quicar. E é exatamente pelas mãos e pela iniciativas destes apaixonados pelo esporte que consagrou ídolos como Oscar e Michael Jordan, que o esporte criado em 1891, por por um professor de educação física da Associação Cristã de Moços de Springfield, no Canadá, está renascendo na capital do Sudoeste.

Com o auxílio de atletas, ex-atletas e empresários locais, contando, é claro, com o apoio de todos os patobranquenses, a Associação de Basquete de Pato Branco, deu início a um projeto, denominado Pato Basquete, cujo objetivo é a montagem de um time profissional para a disputa das principais competições estaduais e nacionais da modalidade em um futuro próximo. Entre os nomes que fazem parte deste sonho de ver o nome da nossa cidade brilhando no lugar mais alto do basquete nacional, nomes como Belmar Ramos Júnior, Robson Machado, Joanes Pasine, Giacomoni Missio e Daniel Bertol.

 Um sonho tão grande como este, porém, só é possível a partir de um sólido projeto capaz de trabalhar não só questões relacionadas à qualidade da equipe, mas, fundamentalmente, dos recursos necessários a oferecer aos atletas as condições necessárias para bem representar nossa cidade nas muitas competições que certamente terão pela frente. Com esse propósito, o Projeto Pato Basquete, através da Associação de Basquete de Pato Branco, deseja que você conheça e também faça parte desse sonho.

Nas páginas a seguir, você conhecerá o que estamos preparando para que Pato Branco seja novamente uma referência em relação ao basquetebol. Mas não há como falar de futuro, se não olharmos para o passado e para tudo que já foi feito e conquistado na modalidade.

Equipe - Pato Basquete

Um pouco da nossa história

O esporte que está retornando com força total às quadras de Pato Branco e do Paraná, e que em breve certamente estará em destaque também em nível nacional, possui uma bonita trajetória na capital do Sudoeste, principalmente a partir do final da década de 1980, quando passou a ser tratado com mais profissionalismo e seriedade por seus entusiastas. 1989, aliás, é o ano que marca a formação da equipe comandada pelo Professor Belmar Ramos Júnior para a disputa dos jogos abertos, e mesmo com pouco tempo de preparação o time de Pato Branco finalizou a competição como vice-campeão. Em 1990, mais uma vez optou-se pela montagem de um time apenas para a disputa dos jogos abertos, que, naquele ano, foi disputado na cidade de Toledo. Em 1991, Belmar transferiu-se de Curitiba para Pato Branco, passando a coordenar um projeto que incluia, além de equipes formadas para a disputa de competições, um trabalho de base, com vistas à formação de uma nova geração de atletas e entusiastas do basquetebol.

O projeto iniciado em 1991 criou uma geração de apaixonados pela modalidade em Pato Branco. Entre os diferenciais do trabalho realizado naquela época, um forte trabalho de formação, que começava com as escolinhas, estendendo-se para as demais faixas etárias de categorias de base. O trabalho comandado por Belmar estimulou o surgimento de outros times e projetos na cidade, destacando-se, entre outros, o time comandado por Natan Bertol, já no início dos anos 2000, e o projeto que tinha a frente Darlan Buzatto, que, durante alguns anos, desenvolveu um importante trabalho de formação de atletas com alunos do antigo Cefet. Dos grandes jogos e times da época, restou um legado de títulos e conquistas em disputas de Jogos Abertos e Jogos da Juventude, apenas para citar duas das principais competições nas quais as equipes de Pato Branco faziam bonito nas quadras.  Entre os títulos conquistados, Belmar recorda das conquistas na categoria adulto nos Jogos Abertos, em uma disputa que coloca Pato Branco com uma das três principais forças do basquete paranaense, condição que gerou encontros históricos com as equipes de Londrina e Ponta Grossa, mesmo que os orçamentos, como recorda Belmar, fossem muito menores que os das duas outras forças do esporte no Estado.

O novo projeto, que busca não só resgatar os grandes momentos do basquete local, mas também projetar títulos e voos ainda maiores, deve muito a pioneiros como Nestor Ostapiv, professor de Educação Física que, entre outras modalidades, dedicava-se a montar times amadores de basquete, o saudoso Professor Tarcísio, que, embora leciona-se história, era um entusiasta do esporte e Belmar Ramos Júnior, que profissionalizou a prática do basquetebol em Pato Branco. Mas a hora, agora, é de olhar para o futuro.

historia Pato Basquete

MODALIDADES E BENEFÍCIOS

Beneficio - SÓCIO HIGH 5

SÓCIO HIGH 5

Modalidade de sócio para pessoa física, sem compra mínima de carteiras.

Saiba mais
Beneficios - Empresa Amiga

EMPRESA AMIGA

Modalidade de sócio para pessoas jurídicas, com pacotes mínimos de 10 carteiras.

Saiba mais
Beneficio - Conselheiro

CONSELHEIRO

Para quem quer ser membro do Conselho Deliberativo do Pato. 100 vagas, com todos os benefícios das demais modalidades, mais direito a participação e voto nas assembleias.

Saiba mais

BENEFÍCIOS

  • Entrada livre em todos os jogos em que o Pato Basquete for mandante;
  • Obtenção de descontos no CLUBE DE VANTAGENS do PATO BASQUETE;
  • Participações em sorteios mensais de camisas oficiais e outras promoções.

PACOTES

PACOTE EMPRESA AMIGA + PATROCÍNIO

Pacote incluindo um mínimo de 10 carteiras de sócio, emitidas em nome da empresa parceira.
  • Entrada em todos os jogos que tenham o Pato Basquete como mandante;
  • Placa publicitária no tamanho 4x1m na beira na quadra nos jogos que tenham o Pato como mandante (produção da placa por conta da empresa);
  • Logo da empresa parceira no backdrop de entrevistas;
  • Logo da empresa parceira na parte inferior do site oficial do Pato;
  • Possibilidade de ações de marketing nos intervalos dos jogos.
Saiba mais

PACOTE 3 PONTOS

Pacote incluindo um mínimo de 10 carteiras de sócio, emitidas em nome da empresa parceira.
  • Entrada em todos os jogos que tenham o Pato Basquete como mandante;
  • Placa publicitária no tamanho 4x1m na beira na quadra nos jogos que tenham o Pato como mandante (produção da placa por conta da empresa);
  • Logo da empresa parceira na parte inferior do site oficial do Pato.
Saiba mais

Saiba mais sobre a lei da Informação

Skip to content